Menopausa e Climatério
A terapia com androgênios na pós-menopausa é tema que merece atenção. Hormônios relacionados ao controle, ao…
Menopausa prococe – quando ocorre antes dos 40 anos. Hoje, o termo insuficiência ovariana prematura é utilizado para denominar a perda ou a deterioração da função ovariana, a qual pode ser transitória ou não.
Situação delicada que pede abordagem individualizada.
A cessação da menstruação merece diferentes considerações, começando pela possibilidade da infertilidade num momento inesperado, sem que a mulher tenha refletido sobre o assunto em muitos casos.
Diversas são as causas: poluentes, infecções, doença autoimune, quimioterapia, radioterapia e síndromes genéticas.
Observa-se a ausência de menstruação por 3 meses consecutivos, pelo menos, em mulheres com ciclos regulares. Infertilidade. Sintomas típicos de menopausa podem surgir como ressecamento vaginal, redução da libido, fogachos, labilidade emocional e qualidade ruim do sono. A investigação para o diagnóstico inclui dosagem hormonal.
Quanto mais precoce o dagnóstico, maiores as chances de tratamento e sucesso no caso de infertilidade. Além disso, a terapia hormonal é indicada, na ausência de contraindicação. A privação precoce de estrogênio relaciona-se com maior frequência de osteopenia, osteoporose, doença cardiovascular e redução da qualidade de vida.
O Ginecologista pode fazer o diagnóstico e ajudar a optar pelas melhores soluções. O conhecimento do corpo e do seu ciclo é importante e deve ser adotado por todas as mulheres, incluindo as adolescentes.