DIU e SIU como método contraceptivo
O Dispositivo intrauterino (DIU de cobre, não hormonal) e o Sistema intrauterino (SIU – DIU hormonal)…
Muitas meninas estão iniciando a puberdade nesse momento, no meio da Quarentena. Dúvidas sobre o que é comum acontecer nessa fase são super comuns.
Diversas modificações ocorrem nessa momento de transição, incluindo as alterações físicas visíveis, as hormonais e as comportamentais. O aumento dos hormônios sexuais promove o aparecimento dos caracteres sexuais secundários e da função reprodutora.
Faixa etária mais comum para entrar na puberdade: entre 9 e 12 anos, mas é muito variável. Antes dos 8 anos é considerada precoce.
O que pode influenciar o início da Puberdade? Fatores genéticos, hormonais, climáticos, socioeconômicos e, sobretudo, os fatores nutricionais. Meninas que amadurecem precocemente têm aproximadamente duas vezes mais chances de estar acima do peso do que as que amadurecem com idade média.
Acontecimentos da Puberdade: aceleração do crescimento da estatura; seguindo com o aparecimento dos “botões” mamários (Telarca – aumento do volume e aréolas). Aparecimento dos pelos pubianos (Pubarca) ocorre logo após o surgimentos dos botões mamários, contudo, a Pubarca pode anteceder a Telarca em 15 a 20% dos casos.A primeira menstruação (Menarca) ocorre, em média, 2 anos após o início da puberdade/Telarca.
A irregularidade menstrual é comum nos 2 primeiros anos após a menarca e sangramento em quantidade aumentada também são frequentes. Secreção vaginal esbranquiçada, acne, transpiração nas axilas e odor corporal são situações esperadas também.
Lembrar que essa fase é muito importante na vida da menina, mudanças importantes e normais estão acontecendo no seu corpo. O aumento dos hormônios e as flutuações das suas concentrações também estão relacionadas com alterações de comportamento e humor. Portanto, compreenda, acolha, explique, converse e seja paciente.
Adaptado de – .//www.uptodate.com/contents/normal-puberty e Arq Bras Endocrinol Metab vol.44 no.3 São Paulo June 2000.
Dra. Aparecida Monteiro CRM 5266966-0.