TPM

A Síndrome ou Transtorno pré-menstrual (SPM) é um tema que merece atenção por afetar a vida e relacionamentos das mulheres acometidas.

O problema inclui um conjunto de sintomas emocionais, físicos e comportamentais que ocorrem durante a segunda metade do ciclo menstrual após a ovulação e devem ser resolvidos logo após o início da menstruação.

Condições como depressão ou ansiedade, podem piorar durante essa fase, mas podem ser distinguidas da SPM porque persistem ao longo do ciclo menstrual. O tratamento da SPM concentra-se no alívio de sintomas físicos e psicológicos.

A terapêutica inclui a supressão da ovulação por anticoncepcionais; medicações que afetam a concentração de neurotransmissores como serotonina, norepinefrina ou dopamina no cérebro; suplementos minerais e de vitaminas, com mecanismos de ação variados também são usados.

Nesse último grupo destaca-se a suplementação de cálcio com resultados positivos na redução dos sintomas psicológicos pré-menstruais e no edema.

Medidas comportamentais como Terapia cognitivo-comportamental, Mindfulness, Yoga e atividade física regular estão associadas a efeitos positivos nas queixas emocionais e na qualidade de vida.⠀
O incentivo é que a mulher mergulhe nos seus sentimentos e possa reconhecer o que parece sair da sua rotina ou da sua personalidade.

Faço um convite a uma autoavaliação dos seus hábitos, alimentação, sedentarismo, estresse, qualidade de sono, relacionamento social, presença de práticas relaxantes e de autoconhecimento como a meditação, por exemplo. ⠀

Dr Aparecida Monteiro